Por que começar a oferecer pedidos on-line no meu restaurante?

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Com a democratização do acesso à internet, os pedidos on-line (ou serviço de delivery) ganharam mais espaço entre consumidores e restaurantes. Para quem pede comida, a maior vantagem está na praticidade e no conforto de fazer tudo de casa. Já para quem atende, os benefícios se refletem na visibilidade do negócio e, consequentemente, no aumento das vendas.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a expectativa para o mercado no setor alimentício é de faturar R$ 18 bilhões em 2020. No ano passado, o lucro já chegou a R$ 15 bilhões. Ou seja: vem crescimento por aí.

Isso significa que oferecer pedidos on-line pode ser um prato cheio para seu restaurante. Quer conhecer as principais vantagens de investir no recurso? A seguir, vamos falar dos benefícios, de como se preparar e por que contar com um software de gestão. Boa leitura!

Quais são as vantagens de apostar em pedidos on-line?

Em um mundo cada vez mais conectado, as pessoas buscam por novas formas de consumo. Um dos setores que mais sente esse impacto é o da alimentação. Portanto, contar com a opção de pedidos on-line é um meio de manter o restaurante rentável inclusive em momentos nos quais o cenário é de instabilidade política e econômica.

Além disso, vale lembrar que vivemos os efeitos da transformação digital, em que os recursos tecnológicos podem e devem ser usados a favor dos negócios. Vamos ver quais são as principais vantagens de oferecer pedidos on-line aos clientes? Acompanhe!

Reduz o tempo das filas

Filas podem ser inevitáveis, mas com a tecnologia elas se tornam uma barreira a menos entre restaurantes e consumidores. Por meio do serviço de delivery, os clientes levam o tempo que precisarem para escolher o pedido, sinalizar observações e indicar o meio de pagamento. Tudo isso sem formar filas de espera.

Quando a compra é no próprio estabelecimento ou por telefone, o atendente precisa esperar do outro lado do balcão ou da linha. O mesmo acontece se houver mais clientes: quanto maior for o tempo para fechar o pedido, mais filas tendem a se formar.

Facilita o dia a dia

Com um software de gestão de restaurante, todos os pedidos ficam em um só lugar. Enquanto o cliente define suas preferências no conforto de sua casa ou do escritório, a cozinha do restaurante recebe todas as informações para encaminhar o preparo do prato com muito mais agilidade. Depois, basta repassar o pedido ao motoboy para a entrega.

Ao mesmo tempo, o cliente tem controle sobre quanto gastará desde o início, sem surpresas. Além disso, é possível acompanhar o tempo previsto, do pagamento até a mensagem “o pedido saiu para entrega”, o que gera maior satisfação em sua experiência.

Otimiza o atendimento

Não é segredo que pedidos on-line trazem muito mais comodidade para os consumidores, afinal eles podem pedir seus pratos favoritos de qualquer lugar. Basta um celular para escolher uma refeição em poucos minutos. No caso do restaurante, o pedido vai direto para a cozinha e, de lá, para o motoboy, otimizando o tempo de atendimento.

Sem contar com a variedade para o cliente, que tem mais de uma forma de aproveitar sua comida preferida. Além do telefone e do próprio estabelecimento, ele tem o smartphone a seu dispor. Oferecer mais opções ajuda a aumentar a clientela.

Atrai mais clientes

Por falar na freguesia, ao contar com mais um canal de vendas, é inevitável que a visibilidade do restaurante aumente, assim como as demandas. O reflexo imediato é nas vendas. Afinal, o serviço de delivery leva o prato preferido do cliente para onde quer que ele esteja, com apenas alguns cliques no celular. 

Já falamos da otimização do atendimento, certo? Se for bem-feito — com simpatia, educação e eficiência —, esse serviço também pode alavancar o negócio. Como resultado, há a fidelização dos clientes e o aumento do faturamento do restaurante.

Traz diferencial competitivo

Se o seu restaurante já conta com balcão de atendimento, mesas, cadeiras e toda a estrutura necessária para receber clientes, o delivery pode ser um diferencial competitivo. Afinal, você alcançará clientes distantes, ampliando a área de atuação e levando seu cardápio a um número maior de pessoas.

Se os pedidos on-line já fazem parte do dia a dia da concorrência, esse é mais um motivo para não ficar atrás. Para se destacar, você pode investir na variedade de opções de pratos, formas de pagamento e promoções.

Como oferecer pedidos on-line no seu restaurante? 

Antes de adotar o recurso, é importante avaliar a movimentação do seu segmento, os preços praticados pelo mercado, os passos da concorrência, a área de abrangência do serviço de delivery e a seleção do cardápio, entre outros fatores. Sem contar com a adoção de boas práticas de atendimento e do próprio preparo do restaurante para oferecer pedidos on-line, o que inclui:

  • colaboradores;
  • estrutura da cozinha;
  • transporte para entrega (motoboys);
  • software de gestão dos pedidos.

Uma das formas de implementar os pedidos on-line no seu restaurante é possível por meio da última opção da lista acima. Desde o início do post, estamos falando sobre o uso do software de gestão, pois o sistema ajuda a manter as demandas organizadas, otimizando todo o processo de logística das entregas.

Com um sistema para restaurantes, a cozinha pode se dedicar ao preparo das refeições e os motoboys, às entregas. Enquanto isso, as outras equipes ganham agilidade no atendimento e eficácia para manter a organização em níveis elevados ao atender aos clientes e cuidar das finanças. Assim, não haverá o risco de atrasos, acúmulo de pedidos ou perda de qualquer informação importante.

Em momentos como esse, nada melhor do que contar com todo o suporte de uma empresa especializada. Na Eclética, nós cuidamos da gestão de seus pedidos on-line, com uma equipe de especialistas em automação comercial. Diante das novas tecnologias, atender a solicitações apenas por telefone ou presencialmente corresponde a deixar uma importante fatia do mercado de lado. Em um ambiente tão competitivo, o delivery pode ser o diferencial, além de agregar valor a seus clientes.

Que tal começar agora mesmo? Entre em contato com a nossa equipe e ofereça também a possibilidade de entregas, com todo o respaldo de um software de gestão para restaurantes.

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