Não sabe o que é food service? Entenda mais sobre esse mercado!

6 minutos para ler

Por mais que muitos não saibam, qualquer profissional que trabalhe com restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação faz parte do setor chamado food service. Dos fabricantes até os comerciantes, quem tem algum tipo de atuação no mercado de alimentação fora do lar faz parte desse segmento. Mas você sabe, na prática, o que é food service?

Qualquer pessoa que deseja se destacar em um mercado — seja aumentando os lucros do seu restaurante, seja aprimorando a gestão financeira do negócio — precisa conhecer sua área de atuação, certo? Assim, ficar por dentro do que é food service e de suas principais tendências é fundamental para garantir o sucesso a longo prazo.

Como definir as estratégias e ações que merecem mais atenção da sua parte se, na prática, você ainda não sabe mais informações sobre o setor em que atua? Que tal se aprofundar um pouco mais no conceito de food service e entender também quais são as principais tendências desse segmento de mercado? Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é food service e por que se tornou uma excelente alternativa?

Food service é um nome usado para definir o mercado de alimentação fora do lar, ou seja, restaurantes, bares, foodtrucks, lanchonetes e até autônomos que vendem doces, quentinhas ou demais alimentos. Ele também abrange os outros componentes dessa cadeia de valor, como fabricantes e prestadores de serviços.

Em uma sociedade cada vez mais competitiva e com rotinas bem intensas, muitos não têm tempo (ou paciência) suficiente para fazer sua própria comida regularmente. Assim, mais pessoas acabam se alimentando em estabelecimentos comerciais, ou seja, os negócios que compõem a estrutura do setor de food service.

Não à toa, trata-se de um segmento em ascensão no Brasil, pelo menos é o que revela o levantamento feito pela Crest. De acordo com o estudo, o faturamento do mercado de food services no Brasil ultrapassou os R$ 200 bilhões, enquanto mais de 14 bilhões de visitas foram registradas em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação fora do lar no país.

Em comparação entre os primeiros trimestres de 2018 e 2019, os principais indicadores de sucesso do setor registraram crescimento no total gasto, número de visitas e ticket médio por cliente. Tudo isso corrobora o aumento da relevância do segmento e o fato de ser um excelente mercado para quem quer criar o próprio negócio ou abrir uma franquia.

Além disso, com a transformação digital e o acesso cada vez mais fácil aos recursos tecnológicos, se tornou muito mais prático investir no seu talento — seja ele gastronômico ou administrativo — e criar um estabelecimento para oferecer alimentação fora do lar. Com redes sociais, facilidade no delivery e sistemas de gestão, a tecnologia também fortalece o setor.

Quais são as principais tendências da área?

Agora que você já sabe o que é food service e como o mercado está crescendo cada vez mais, que tal conferir o que é preciso ser feito para se destacar aos olhos dos consumidores em meio a tanta concorrência? Separamos as principais tendências para ficar de olho e, de acordo com as características e os objetivos do seu negócio, colocá-las em ação. Confira!

Alimentos saudáveis e sustentáveis

Por muito tempo, os brasileiros tinham péssimos hábitos alimentares, porém as coisas parecem mudar aos poucos. Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que 71% dos consumidores preferem até mesmo pagar mais para contar com alimentos saudáveis. Portanto, esse é um nicho em crescimento dentro do setor de food service.

Refeições personalizadas

Os pratos feitos são excelentes para controlar com maior eficiência o uso de alimentos na sua cozinha e evitar desperdícios, certo? Trata-se de opções válidas e muito úteis no dia a dia de qualquer estabelecimento comercial, porém os consumidores querem ter a chance de definir o que comer. Por isso, é importante oferecer a possibilidade de personalização dos pratos.

Uso da tecnologia

A tecnologia é fundamental para se destacar nesse setor. Afinal, como fazer um gerenciamento eficiente do seu negócio, lidar com consumidores cada vez mais exigentes e superar a concorrência ao mesmo tempo? Softwares de gestão, por exemplo, podem ser muito úteis para substituir processos manuais e abraçar a transformação digital.

Experiência do cliente

Todo o funcionamento do seu negócio precisa se basear na experiência do cliente, então você deve conhecê-lo ao máximo para, assim, entregar o produto final que ele deseja. Da qualidade do prato preparado até o tempo para entregá-lo via delivery, tudo deve ser monitorado de perto para assegurar que a percepção do consumidor sempre seja positiva.

Qual é a importância de investir em novas tecnologias?

A sociedade em geral está cada vez mais conectada, portanto empresas de variados setores também precisam se adaptar. Dentro do mercado de food services, isso não é diferente. Um exemplo é o perfil de consumo em estabelecimentos de alimentação fora do lar durante a semana, que registra 50% das visitas com pedidos para viagem ou delivery.

Como controlar essa demanda com eficiência sem contar com um software de gestão para o seu negócio, por exemplo? Ou mesmo para quem quer divulgar seus serviços, como ignorar o potencial das redes sociais, dos buscadores e de outros canais utilizados para o marketing? Portanto, se você deseja fazer sucesso no setor, a tecnologia precisa estar entre seus investimentos.

Saber o que é food service é essencial para que você consiga entender quais devem ser os próximos passos do seu negócio. Acompanhando as principais tendências do setor, fica muito mais simples e preciso investir seus recursos em estratégias, ações e até mesmo soluções tecnológicas que sejam realmente úteis para o crescimento da empresa.

Ao compreender a quais áreas você deve dar maior atenção e destinar seus recursos, a tendência é que os resultados apareçam e seu negócio consiga competir em alto nível com os principais concorrentes.

Gostou de saber o que é food service e quais são suas tendências? Então, compartilhe nosso conteúdo com seus amigos, colegas de trabalho e outros profissionais nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário