O que é gestão de retaguarda e como aplicá-lo no restaurante?

6 minutos para ler

A fidelização de clientes é um objetivo cada vez mais comum entre os administradores de restaurantes e estabelecimentos de alimentação, certo? Afinal, para quem quer resultados positivos a longo prazo, trata-se do melhor caminho. Mas não basta se preocupar com os preços do seu cardápio ou o atendimento no balcão: a gestão de retaguarda, por exemplo, é fundamental.

Apesar de extremamente importante para o funcionamento de qualquer estabelecimento comercial, nem todo mundo conhece a fundo o significado desse conceito. Se você está disposto a otimizar a gestão do restaurante e abandonar os processos manuais, cuidar da retaguarda é necessário para administrar seu negócio de maneira eficiente.

A boa notícia é que esse desafio pode ser superado com o auxílio de um sistema completo, além de bastante organização e empenho. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre a importância de realizar um trabalho de gestão de retaguarda no seu estabelecimento? Continue a leitura do artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre esse conceito!

O que significa gestão de retaguarda?

Quando falamos na administração de um restaurante ou estabelecimento de alimentação, é muito comum pensarmos no trabalho de frente de caixa. Nele, estão incluídos o atendimento oferecido ao consumidor, o tipo de comanda a ser utilizado — eletrônica ou manual —, o funcionamento do sistema de entregas e tudo o que lida diretamente com o cliente.

Porém, é fundamental pensar no sistema que permite o funcionamento adequado de todos esses fatores. Como fazer isso? Por meio da gestão de retaguarda. Na prática, trata-se do processo de organizar e controlar a parte administrativa e financeira do estabelecimento, assim como gerenciar as compras a serem feitas, o estoque e até mesmo o cadastro de clientes, funcionários ou fornecedores.

Portanto, a gestão de retaguarda é o que permite um melhor funcionamento do estabelecimento de alimentação, ou seja, o sistema por trás de todo o serviço prestado pelo seu negócio. Afinal, sem o controle eficiente do estoque, como garantir que a demanda de pedidos sempre seja atendida e os consumidores fiquem satisfeitos?

A partir desse trabalho, é possível até mesmo realizar o cadastro dos entregadores do sistema de delivery do seu estabelecimento, por exemplo. A parte financeira também tem um papel relevante na gestão de retaguarda, auxiliando no processo de abertura e fechamento de caixa, além do controle de pagamentos ou até sangrias.

Qual é a importância de contar com um sistema de gestão de retaguarda?

Com tantas funções sendo desempenhadas por meio de um sistema de gestão de retaguarda, fica evidente a importância de contar com essa solução para administrar o seu estabelecimento de alimentação, certo? Porém, para que você não tenha dúvidas de como é necessário se preocupar com esse assunto, separamos os principais motivos, começando pelo estoque.

Quando falamos em restaurantes, o serviço entregue ao consumidor final passa diretamente pelo controle do estoque. Mas imagine fazer tudo isso à mão, compilando dados de diferentes unidades da sua rede para saber quais itens são mais necessários? Muitas horas seriam desperdiçadas para realizar um trabalho que nem mesmo seria preciso, não acha?

Com uma solução eficiente — e, mais importante, integrada aos outros sistemas do estabelecimento —, tudo isso é feito de maneira automatizada e pode ser controlado até mesmo a distância. Dessa forma, a redução de desperdícios é um ponto positivo a ser aproveitado, além da garantia de que nada falte no estoque das suas unidades.

Decisões mais acertadas

A questão mais importante em contar com um sistema de gestão de retaguarda, porém, é outra: a tomada de decisão. Em um cenário de alta competitividade pelos recursos dos consumidores, é preciso garantir que as escolhas dentro do seu estabelecimento sejam as melhores para a saúde financeira do negócio e, é claro, para os resultados a longo prazo.

A partir da análise de relatórios desse sistema, é possível identificar quais são as principais necessidades do seu estabelecimento. Ao mesmo tempo, se torna possível encontrar novas oportunidades que o diferenciem dos demais concorrentes. Analisando as vendas, os gastos, os custos, a relação com os fornecedores e o estoque, as decisões acabam sendo mais precisas.

Dessa forma, fica mais fácil entender como é preciso se organizar internamente para, em seguida, poder oferecer a melhor experiência ao seu consumidor.

Por que é fundamental adaptar o seu negócio?

Se você quer aumentar os lucros do restaurante, oferecer um atendimento mais eficiente ao consumidor e competir em igualdade com seus concorrentes, saiba que a gestão de retaguarda tem um papel fundamental. Como consequência, a tecnologia passa a ser um ponto necessário de atenção para conseguir automatizar todos os processos e controlar melhor o seu negócio.

Afinal, os processos manuais estão ficando para trás, assim como os erros e as tarefas mais trabalhosas que os acompanhavam. Por isso, para seguir competitivo, seu estabelecimento precisa abraçar a tecnologia e utilizá-la como um diferencial para extrair o máximo dos profissionais que trabalham com você e alcançar um crescimento sustentável.

Se antes a gestão de retaguarda era uma tarefa mais complexa de ser realizada com precisão — especialmente para aqueles que têm de administrar uma rede de restaurantes —, um dos benefícios de contar a tecnologia é justamente a maior facilidade em ter esse controle. Com o sistema certo, é possível gerenciar o estoque, o cadastro, os custos e as receitas com eficiência.

A gestão de retaguarda é, portanto, fundamental para que todo o controle do seu estabelecimento de alimentação seja feito de maneira eficiente. Afinal, não basta oferecer uma experiência satisfatória ao cliente durante o delivery ou mesmo no balcão: é preciso controlar tudo o que entra e sai do seu restaurante, especialmente para melhores resultados a longo prazo.

Agora que você já sabe qual é a importância da gestão de retaguarda para o sucesso do seu negócio e como a tecnologia tem papel fundamental nesse processo de organização e modernização de um estabelecimento, que tal conhecer as nossas soluções? Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudar você na hora de otimizar sua empresa e superar os concorrentes.

Posts relacionados

Deixe um comentário