3 desafios do gerenciamento de redes de restaurantes e como superá-los

6 minutos para ler

Administrar um restaurante ou estabelecimento de alimentação não é fácil, certo? Mais difícil ainda é fazer o gerenciamento de redes de maneira eficiente. Afinal, são os mesmos problemas a serem superados, mas com um agravante: proporções ainda maiores. A boa notícia é que essa tarefa se tornou mais fácil com a transformação digital.

Ou seja: em vez perder tempo com processos manuais de múltiplos estabelecimentos, por exemplo, é possível contar com sistemas que otimizem esse trabalho. Mesmo a distância, ficou mais simples superar tantos desafios, especialmente o da simultaneidade. Com organização, planejamento e muita tecnologia, é viável fazer o gerenciamento de redes com eficiência.

Seja na hora de aumentar as vendas de uma unidade, seja ao integrar os processos de toda a rede, os obstáculos são muitos para ter sucesso ao lidar com mais de um estabelecimento. Quer saber um pouco mais sobre isso? Então, continue a leitura do artigo para descobrir o três maiores desafios a serem superados no gerenciamento de redes!

Por que saber quais são os desafios do gerenciamento de redes?

O mercado está cada vez mais concorrido e os consumidores, mais exigentes, certo? Sendo assim, o seu restaurante ou estabelecimento de alimentação precisa ter o melhor desempenho possível para continuar atraindo e fidelizando mais clientes. Parte desse trabalho passa por conhecer quais são os principais desafios a serem superados na rotina sempre corrida e atarefada.

Isso é ainda mais relevante ao falarmos do gerenciamento de redes, já que permite uma visão mais clara sobre o que é preciso ser feito para assegurar a qualidade do serviço entregue ao cliente em qualquer um dos seus estabelecimentos. Ao entender quais são os obstáculos a serem enfrentados, se torna mais fácil encontrar as soluções certas.

Sem contar que é viável descobrir o que fazer no tempo certo, ou seja, antes que se torne um problema maior e o seu restaurante perca muitos clientes, por exemplo. Quanto antes você identificar os seus principais desafios, mais simples — e barato — vai ser adotar as estratégias adequadas para superá-los sem criar mais dores de cabeça para o negócio.

Quais são os 3 desafios a serem superados?

Vamos ao que interessa? Que tal saber quais são os principais desafios da gestão de redes a serem enfrentados e, mais importante, quais estratégias adotar para superá-los? Separamos alguns deles e, é claro, as nossas sugestões para conseguir o melhor desempenho possível em todos os estabelecimentos da sua rede. Confira!

1. Atrair novos clientes

Quando você trabalha com uma mesma cadeia de restaurantes, mas precisa lidar com diferentes públicos em cada uma das unidades, é fundamental adotar estratégias específicas para a captação e atração de novos clientes. Essa tarefa não é tão simples de ser executada, mas pode passar por uma otimização (com um trabalho eficiente de marketing, por exemplo).

2. Aumentar as vendas de uma unidade

Outro problema muito comum é acompanhar um desequilíbrio nas vendas entre as unidades da sua rede. Para solucionar isso, em primeiro lugar é preciso compreender a fundo o perfil do público do estabelecimento que está registrando menores resultados. Em seguida, devem ser definidas estratégias específicas para aquela unidade, que podem representar um aumento no número de vendas.

Caso essa unidade fique em um bairro comercial, talvez funcione melhor a utilização de pratos executivos por um ticket médio mais baixo durante os dias úteis e, aos finais de semana, promoções para atrair mais olhares em uma região naturalmente mais vazia. O importante é decifrar o perfil do público de cada uma das unidades para encontrar a solução ideal.

3. Ter a comunicação e os processos integrados

A tarefa mais difícil de ser superada, porém, ainda é a integração da comunicação entre todos os estabelecimentos da rede. Por mais que cada um dos restaurantes tenha o seu perfil de público e suas características específicas, é preciso que todos eles estejam conectados. Essa comunicação pode otimizar a produção e também melhorar a experiência do usuário.

Caso o cliente conheça o seu restaurante por ser perto da casa dele, mas deseje fazer um pedido de outro endereço, a integração dos processos torna isso mais fácil. Como? Se uma unidade for mais próxima do local de entrega, o pedido pode sair dessa localidade, sem que seja necessário demorar mais tempo para realizar o serviço de delivery, por exemplo.

Qual é o auxílio que um sistema eficiente pode oferecer?

Todos os desafios acima podem ser solucionados com maior facilidade ao contar com o auxílio de um sistema eficiente dentro do seu estabelecimento. Fazendo uso da tecnologia, fica muito mais fácil gerenciar qualquer negócio por meio de softwares e soluções, principalmente quando é necessário integrar uma rede inteira de restaurantes.

Além da ajuda da tecnologia, algumas empresas que fornecem sistemas de gerenciamento oferecem um suporte diferenciado. Assim, o seu estabelecimento não vai ficar na mão em nenhuma circunstância, sempre contando com o auxílio de quem domina o assunto, seja ao iniciar o processo de mudança, seja com um problema no dia a dia corrido de trabalho.

Outra vantagem de ter um sistema de qualidade para o gerenciamento de redes é a possibilidade de customização do seu software. Afinal, nenhum restaurante é igual ao outro e as peculiaridades de cada um devem ser respeitadas para uma melhor experiência. Dessa forma, você pode personalizar o seu sistema de acordo os objetivos e as demandas, criando uma solução exclusiva.

Fazer o gerenciamento de redes não é uma tarefa simples, porém é possível aprimorar esse trabalho com o auxílio da tecnologia. Como resultado, fica bem mais simples superar os principais desafios e conseguir oferecer um serviço de qualidade não apenas em um estabelecimento, mas garantir a mesma experiência em qualquer uma de suas filiais.

Agora que você já sabe quais são os principais desafios do gerenciamento de redes e como um sistema eficiente pode ser muito útil para superá-los, que tal conhecer um pouco mais sobre a nossa solução? Entre em contato conosco, descubra quais são as opções que oferecemos e comece a automatizar os processos de seus estabelecimentos.

Posts relacionados

Deixe um comentário