Não sabe como atrair mais clientes para seu negócio? Veja aqui!

6 minutos para ler

Administrar um restaurante não é tarefa fácil, afinal os consumidores estão cada vez mais exigentes com aquilo entregue pelos estabelecimentos (e a concorrência apenas aumenta). Isso acontece especialmente com a transformação digital exigindo novos comportamentos das empresas.

Portanto, uma dúvida muito comum é: como atrair mais clientes para o negócio? Atendimento lento, pedidos errados no delivery ou mesmo falta de organização interna não são as respostas corretas. É preciso prestar atenção aos principais recursos, ferramentas e tendências utilizados pelo mercado para, assim, não deixar que a concorrência supere o trabalho feito pelo seu estabelecimento, fazendo você perder mais consumidores.

Que tal saber como agir nas diferentes áreas do seu negócio para assegurar a competitividade e atrair cada vez mais clientes? Continue a leitura deste artigo para descobrir quais pontos devem ser levados em consideração ao realizar um trabalho eficiente nesse sentido. Não perca tempo e confira!

Em que consiste e qual é a importância da diferenciação competitiva?

A transformação digital modificou a forma como as empresas se relacionam com os clientes, e isso também deve ser considerado por qualquer estabelecimento comercial. Hoje, não basta oferecer o melhor produto ou o preço mais competitivo — é preciso pensar em toda a experiência do usuário, seja no próprio restaurante, seja ao fazer um pedido a distância.

A boa notícia é que a tecnologia está disponível para todo mundo — e sempre é tempo para aprender a utilizar ferramentas ou recursos que promovam seu negócio de forma adequada. Com tanta competição no mercado, é fundamental adotar essas soluções para se organizar, promover seu negócio, oferecer um serviço melhor e, assim, atrair mais clientes.

Como atrair mais clientes com o auxílio da tecnologia?

Mas, na prática, quais ações você pode executar com o auxílio da tecnologia para conseguir atrair mais clientes ao seu estabelecimento? Para não deixar você na mão, separamos cinco dicas muito úteis e simples de serem aplicadas para se organizar internamente. Assim, será viável se aproximar ainda mais de quem já é cliente e daqueles que ainda não conhecem seu restaurante. Confira!

Usando um software de gestão integrado

Sem dúvidas, a primeira ação que qualquer restaurante deve adotar é ter um software de gestão integrado. A ideia é contar com uma só ferramenta que reúna todas as informações necessárias para organizar os processos internos do seu estabelecimento: da comanda eletrônica para os garçons até o controle de tudo o que é pedido por seus clientes.

Ao ter as informações reunidas em um só lugar, fica muito mais fácil controlar o que é feito dentro do restaurante, evitando desperdícios e entregando uma experiência melhor para o consumidor em todas as etapas de contato. O desafio de atrair mais clientes começa a ser superado ao contar com um software de gestão para auxiliar seu trabalho.

Tendo todos esses recursos em mãos, as chances de um pedido sair errado da cozinha para a mesa são muito menores, por exemplo. O controle do que foi consumido e do dinheiro que entrou pode ser feito por meio dessa ferramenta, o que facilita a organização interna do seu restaurante.

Automatizando os processos

Parte do desafio para conseguir atrair mais clientes também é se organizar internamente para tirar o máximo de todos os profissionais envolvidos. Ao automatizar os processos internos da sua companhia, você pode se concentrar naquelas atividades que realmente importam no desafio de oferecer o melhor aos consumidores.

Em vez de perder tempo com tarefas burocráticas — como organizar todos os pedidos feitos no papel —, você e outros profissionais podem focar as ações que garantem mais chances de um retorno efetivo no desafio de se tornar um restaurante mais atrativo. Ao se organizar internamente, a tendência é que a experiência oferecida seja cada vez melhor.

Diversificando os meios de pagamento

Vale se lembrar da importância de não limitar as opções de pagamento. Com tanta tecnologia em nossa sociedade, dá para encontrar as condições mais ideais de tarifas, por exemplo. Dessa forma, mais clientes se interessarão pela empresa, com a segurança de que terão como pagar.

Investindo no marketing digital

Não adianta realizar um trabalho eficiente no seu restaurante se as pessoas não sabem o que está sendo feito, certo? Afinal, é preciso utilizar os recursos disponíveis para promover o seu negócio de forma adequada e, assim, atrair a atenção — consequentemente, os recursos — de possíveis interessados no seu estabelecimento.

Com o marketing digital, você pode fazer tudo isso de forma precisa e adequada, impactando apenas aqueles usuários que interessam para o seu negócio. Dessa forma, você evita o desperdício e consegue promover seu estabelecimento — assim como promoções, cardápio e outros comunicados — por meio de ações como e-mail marketing, blog e outras estratégias.

Marcando presença nas redes sociais

Entre as opções citadas, talvez a mais importante seja a promoção da sua marca nas redes sociais. Afinal, o levantamento da Content Trends 2019 mostra que 96% dos usuários na internet estão presentes nas redes sociais. Entre as empresas, 62,6% delas já consideram a divulgação nessas plataformas fundamentais.

Ou seja: não dá para ignorar tudo isso, certo? São mais de 1 bilhão de usuários ativos apenas no Instagram — e 90% deles seguem uma empresa em suas contas. Seu estabelecimento precisa, portanto, estar presente nesse canal, fortalecendo a marca e garantindo que os consumidores conheçam aquilo que você tem a oferecer.

Portanto, se você quer saber como atrair mais clientes, o caminho está claro: adotar a tecnologia como principal parceira na busca pelo sucesso. Colocando em prática algumas ações básicas, é possível tornar suas estratégias mais eficientes e se organizar internamente. Como consequência, será mais fácil manter uma relação próxima com a sua clientela.

Agora que você já sabe como atrair mais clientes para o seu estabelecimento, que tal garantir que um número maior de pessoas também confira essas dicas e não fique para trás, sempre tentando oferecer a melhor experiência ao consumidor? Compartilhe nosso artigo nas redes sociais com seus amigos, colegas e outros profissionais!

Posts relacionados

Deixe um comentário