5 motivos para investir em uma comanda eletrônica!

6 minutos para ler

Para quem administra um restaurante, não basta oferecer os melhores pratos ou preços mais em conta para os seus clientes, certo? Afinal, com tanta concorrência no mercado e uma rotina cada vez mais corrida, é essencial encontrar maneiras de tornar o seu trabalho mais eficiente, prático e preciso — exatamente o que uma comanda eletrônica pode oferecer.

Prestar um atendimento lento ao cliente pode, sem dúvidas, prejudicar a reputação do seu negócio em curto, médio e longo prazo. Por mais que a falta de afinidade com a tecnologia seja um entrave, é fundamental conhecer as melhores soluções e ferramentas para assegurar que o seu cliente tenha uma experiência satisfatória em seu restaurante.

A automação comercial vai agilizar os processos internos no seu estabelecimento e, como consequência, você vai poder oferecer um melhor serviço aos clientes. Que tal, então, saber um pouco mais sobre os benefícios de contar com um sistema de comanda eletrônica dentro do seu restaurante? Continue a leitura e confira!

O que é a comanda eletrônica e como ela funciona?

Por muito tempo, os pedidos em um restaurante eram anotados em pedaços de papel ou, até mesmo, apenas na memória do garçom. Nos últimos anos, porém, a tecnologia modificou a forma como nos relacionamos em sociedade e, é claro, essas mudanças também chegaram aos negócios e à forma como é preciso administrá-los.

Atendimento mais lento, pedidos equivocados, dificuldade de gestão — enfim — os problemas de continuar utilizando o papel para anotar os pedidos dos clientes no seu estabelecimento são muitos. Por isso, é importante adotar a comanda eletrônica, que vai fazer a ligação entre salão e cozinha por meio de tablets ou smartphones.

Em vez de contar com a caligrafia ou a memória do garçom, tudo vai ser feito digitalmente, com o pedido sendo armazenado pelo sistema e enviado automaticamente para que a cozinha possa iniciar o preparo do prato. De forma ágil, portanto, é possível evitar erros, dúvidas e acelerar todo o processo interno para um serviço melhor.

Além dessa facilidade na comunicação entre o garçom e a cozinha, todas as anotações são registradas no sistema, automatizando o processo de gerenciamento dessas informações no futuro. No momento de contabilizar o que foi vendido, por exemplo, já está tudo registrado ali, sem maiores problemas para o seu controle e fiscalização.

Quais são as 5 vantagens de utilizar essa ferramenta?

Na prática, quais são os benefícios de utilizar a comanda eletrônica dentro do seu estabelecimento? Para que você não tenha dúvidas, listamos 5 motivos para iniciar a transformação digital no seu restaurante!

1. Agilidade

A agilidade é uma característica importante para qualquer restaurante ou estabelecimento de alimentação, certo? Afinal, ninguém quer ficar horas esperando por um prato, por mais complexo que ele seja.

A comanda eletrônica agiliza o pedido e o início da montagem do prato, garantindo que a informação seja transmitida para a cozinha o mais rápido possível.

2. Reduz erros

Quantas vezes você se sentou em uma mesa de um restaurante, escolheu um prato no cardápio e ele veio com alguma coisa diferente do pedido inicial? A comanda eletrônica otimiza a comunicação e, consequentemente, reduz a taxa de erros na hora de o garçom anotar o pedido ou mesmo na interpretação dos cozinheiros.

3. Detalhamento de informações

Para garantir um atendimento ainda melhor, a comanda eletrônica acaba servindo também como uma fonte de consulta para o garçom. Assim, ele tem todas as informações sobre um pedido e pode tirar as dúvidas do cliente de maneira mais rápida e prática. Ou seja, além de agilizar os processos internos, fornece informações mais detalhadas e precisas.

4. Melhor experiência ao cliente

No fundo, o principal objetivo de qualquer estabelecimento é oferecer a melhor experiência possível ao cliente, certo? Aumentando, assim, as chances dele retornar e, é claro, se tornar um cliente fiel. A comanda eletrônica contribui diretamente para essa tarefa, já que garante a melhor eficiência do atendimento e reduz o número de erros.

5. Diferenciação competitiva

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo e com clientes ainda mais exigentes, é fundamental que o seu negócio consiga se destacar dos demais. Sendo assim, a comanda eletrônica pode ser mais um dos diferenciais que o seu estabelecimento tem a oferecer para superar os concorrentes na hora de satisfazer o consumidor.

Qual é o impacto de um software de qualidade?

Além de contar com a comanda eletrônica e capacitar os seus funcionários para lidar com essa ferramenta, é fundamental contar com um software de gestão que possa integrar todas as informações do seu estabelecimento e, ao mesmo tempo, garantir a eficácia nos processos internos. A tendência é que, assim, esse trabalho seja potencializado.

Afinal, a organização interna vai garantir que o seu negócio esteja adaptado à realidade e aos desafios que são cada vez mais comuns. A eficiência da comanda eletrônica pode ser ainda maior com um software que integre diversos recursos em um só lugar, possibilitando o maior controle e precisão das suas ações e atividades.

Além disso, não adianta nada oferecer aos seus clientes o diferencial de uma comanda eletrônica se, na prática, ela não é tão eficiente para o atendimento ou mesmo para o controle do seu negócio. É preciso garantir que ela seja útil e que toda a sua equipe tenha o trabalho facilitado, e não o contrário.

A ferramenta é mais um passo do seu negócio rumo à transformação digital, adequando o seu restaurante aos desafios e necessidades que o novo perfil do consumidor exige. Com processos internos mais ágeis, a tendência é que você consiga oferecer um atendimento cada vez melhor ao cliente e se destaque dos demais concorrentes.

Agora que você já sabe como a comanda eletrônica pode ser importante e o papel fundamental de um software de gestão especializado em restaurante e estabelecimentos de alimentação, que tal encontrar uma solução para o seu negócio? Entre em contato conosco, conheça os nossos produtos e potencialize o sucesso da sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário