Cardápio eletrônico: entenda como funciona e as vantagens de utilizá-lo

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Você já ouviu falar em cardápio eletrônico? Essa é uma das grandes tendências entre os restaurantes. Com a transformação digital, o uso da tecnologia se tornou quase uma extensão dos negócios que buscam crescimento. Trata-se de uma resposta às novas formas de consumo, cada vez mais vinculadas aos meios digitais.

Entrar nessa tendência tecnológica é o caminho natural para os estabelecimentos comerciais. No setor alimentício, o cardápio é um dos principais atrativos na hora de atrair os clientes, seja em um restaurante mais sofisticado ou em uma lanchonete popular.

Com isso em mente, vamos mostrar como funciona, por que digitalizar o menu e quais são as vantagens do autoatendimento em restaurante no que diz respeito à experiência do cliente. Portanto, continue a leitura até o fim!

O que é cardápio eletrônico e como funciona?

Como o próprio nome já sinaliza, o cardápio eletrônico nada mais é do que uma versão digital do menu em papel. Com o auxílio da tecnologia, ele pode ser bem mais visual (apelativo), com imagens dos pratos que estimulem o consumo (apetite), e interativo, para que os clientes possam navegar pelas diversas opções disponíveis. 

Geralmente, o sistema é implementado em tablets e pode ser utilizado de duas maneiras. A primeira é como apoio aos garçons na hora de atender aos pedidos no restaurante. Já a segunda remete a quando o dispositivo móvel fica na mesa à disposição do cliente, e os pedidos vão direto para a cozinha. Suas principais funções incluem:

  • apelo visual com fotos de alta qualidade para ilustrar todos os pratos;
  • possibilidade de customização para adicionar ou remover ingredientes;
  • comanda digital integrada, com histórico de todos os pedidos e valores;
  • navegação interativa por touchscreen (tela sensível ao toque) e usabilidade intuitiva, para que os clientes possam olhar todo o menu com facilidade;
  • relatórios rápidos para gerar insights de vendas.

O sistema é bem simples e totalmente customizado para o cardápio eletrônico. Vale destacar que o tablet só pode ser utilizado para os pedidos, sem acesso à internet ou outros aplicativos. A tela de espera deve mostrar os destaques do menu, os pratos recomendados pelo chef ou as ofertas do dia, por exemplo.

Quais são as vantagens do autoatendimento em restaurante?

Podemos dizer que a primeira grande vantagem de apostar no formato digital é seguir uma tendência que já é realidade. Isso significa não ficar para trás e manter a sustentabilidade do negócio. Sem contar que a inovação atrelada à tecnologia é uma demanda constante dos consumidores, ou seja, impacta de forma positiva na experiência do cliente.

Outro benefício vem com a otimização do atendimento, o que leva à preparação mais rápida dos pratos na cozinha e à agilidade dos garçons até a mesa com o pedido. Se você ainda usa o modelo tradicional, pense nas possibilidades do cardápio digital.

Modernização do restaurante

No início do post, falamos sobre a importância de manter o estabelecimento atualizado de acordo com as tendências. A tecnologia já faz parte do dia a dia e veio para otimizar a forma como nos relacionamos. As pessoas estão cada vez mais conectadas e acostumadas a resolver questões pelo celular, tablet ou computador.

O cardápio eletrônico é um meio de modernizar o restaurante e mostrar aos clientes que você acompanha as novidades do mercado. Além disso, contar com uma experiência diferenciada ajuda a atrair novos consumidores e fidelizar os atuais.

Agilidade no atendimento 

Imagine ter um tablet na mesa, registrando todos os pedidos sem que seja necessário o cliente chamar pelo garçom. Quando ele finaliza, os pratos escolhidos chegam diretamente na cozinha para preparo imediato. Logo depois, o garçom vai até a mesa da pessoa com tudo o que foi pedido. Esse é o objetivo do autoatendimento em restaurante.

Quanto menor o tempo de espera, maior é a satisfação dos clientes. Pelo cardápio digital, o consumidor faz o pedido sem ter que chamar o garçom ou esperar por atendimento. O processo de check-out (pagamento) também é mais rápido e simplificado.

Mais autonomia para os clientes

Com o cardápio disponível na mesa o tempo todo, o cliente pode navegar pelas opções quando quiser. Ele tem total autonomia e independência em suas escolhas. Se é sua primeira vez no restaurante, a pessoa pode conhecer todo o menu de um jeito mais rápido, interativo e visual, capaz de aguçar o apetite.

O impacto positivo é ainda maior em dias de muito movimento, porque não é preciso esperar até um garçom ficar liberado ou entregar o cardápio (nem sempre disponível na mesa). Tudo já estará pronto, apenas esperando pelo pedido. 

Maior controle dos pedidos

Por meio de um sistema digital, fica mais fácil controlar os pedidos, principalmente em dias de casa cheia. Tudo fica registrado no histórico do cliente (pratos, valores e número da mesa). Isso significa que não há espaço para dúvidas sobre a quantidade de bebidas ou preços nem a chance de erros ao entregar os pedidos.

Melhora na experiência do cliente

Por ser mais visual, o consumidor já sai ganhando. Afinal, sempre queremos saber como é um prato antes de pedir ou se a quantidade é suficiente para o número de pessoas na mesa. Com o cardápio eletrônico, tais informações estão disponíveis desde o início, o que traz melhoras significativas à experiência do cliente.

Enfim, para desfrutar de todas essas vantagens no seu restaurante, é importante ter o suporte de uma empresa especializada. Com o cardápio eletrônico da Eclética, os clientes podem navegar pelo menu e ver imagens dos pratos ou preços antes de fecharem o pedido, que vai direto para a cozinha (e depois para sua mesa). 

Tudo é feito por meio de uma interface simples, intuitiva e fácil de usar, até para quem acessa pela primeira vez. Além de mais autonomia para seus clientes, o cardápio eletrônico encanta os olhos e aguça o apetite.

O pagamento também se torna mais ágil, evitando filas e minimizando os erros. Até mesmo os grupos maiores, que dividem a conta na hora de pagar, ganham em praticidade. Por fim, com o autoatendimento em restaurante, é possível gerar relatórios e insights.

O que acha de modernizar o menu e atrair mais clientes? Entre em contato com a Eclética e implemente o cardápio digital.

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