Conheça as 5 vantagens do autoatendimento em restaurantes

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A tecnologia chegou para ficar e as empresas que não se adaptarem tendem a ficar para trás em um mercado amplamente concorrido. Isso vale também para estabelecimentos de alimentação, que precisam pensar na experiência do usuário nas mais variadas formas. Uma dessas inovações vem se tornando cada vez mais comum no Brasil: o autoatendimento em restaurante.

Para abraçar a transformação digital, não basta substituir os processos manuais ou investir em um serviço eficiente de delivery. Além de ser um diferencial competitivo, trata-se de uma forma de aprimorar e agilizar o atendimento no seu restaurante. Afinal, se o cliente pode fazer um pedido por meio do smartphone, por que não disponibilizar um sistema similar dentro do seu estabelecimento?

De acordo com a demanda do seu negócio no dia a dia de trabalho e o perfil do público que o frequenta, oferecer o autoatendimento em restaurantes pode resultar em inúmeros benefícios para você. Que tal, então, se aprofundar um pouco mais na importância desse recurso? Continue a leitura do nosso artigo para tirar todas as suas dúvidas!

Em que consiste o autoatendimento em restaurante?

Antes de nos aprofundarmos nos benefícios de oferecer o serviço de autoatendimento no seu restaurante, é importante entender melhor esse conceito. Na prática, o objetivo é dar mais uma opção para que o cliente possa fazer o seu pedido. Em vez de pedir para o garçom anotar seu prato ou ir até o balcão, ele pode solicitar o que deseja diretamente em um tablet ou totem.

Em alguns casos, o sistema consegue até mesmo receber o pagamento e, assim que confirmado, o pedido é enviado diretamente à cozinha. Em seguida, ele pode retirar o pedido no balcão ou mesmo um garçom leva até ele. Controlado a partir de um sistema de senhas, todo o processo interno acaba sendo agilizado, tanto para o cliente como para os funcionários.

A partir da tecnologia e de acordo com o perfil do público do seu estabelecimento, é possível oferecer diferentes formas de autoatendimento em restaurantes. As opções incluem: cardápio digital — com tablets disponíveis nas mesas —, totens em locais estratégicos ou até mesmo o serviço de self-service, em que o cliente recebe um cartão, se serve como quiser e, em seguida, paga.

Portanto, independentemente do orçamento disponível para esse tipo de investimento, do público que frequenta o local ou dos problemas que se deseja solucionar, o autoatendimento em restaurante é uma solução muito eficiente. Trata-se de um verdadeiro coringa para que você consiga melhorar a experiência dos consumidores e a rotina de trabalho.

Qual é o cenário do autoatendimento no Brasil?

Uma das maiores redes de estabelecimentos de alimentação em todo o mundo é, sem dúvidas, o McDonald’s. Para se ter uma noção de como o autoatendimento veio para ficar no setor de foodservice, a rede de fast-food norte-americana começou a investir em 2017 mais de 2,4 bilhões de dólares para fornecer essa tecnologia nas mais variadas unidades de diferentes países.

No Brasil, não é diferente: cada vez mais marcas vêm apostando nesse serviço para agilizar o atendimento aos clientes. Afinal, os consumidores por aqui também estão mais exigentes e querem experiências diferenciadas, que permitam a personalização de seus pedidos, por exemplo. Sendo assim, a tendência é de crescimento para essa tecnologia no país.

Quais são as 5 vantagens de oferecer esse serviço?

Na prática, quais são os benefícios de investir em um sistema de autoatendimento em restaurante? Para que você não tenha dúvidas em relação às vantagens de oferecer esse serviço ao seu público, listamos 5 motivos. Acompanhe!

1. Eliminação de filas

De acordo com a demanda do seu restaurante, o serviço de autoatendimento é útil para reduzir o número de filas em horários de maior movimento. Afinal, você pode combinar o atendimento no balcão e a opção de um totem interativo, reduzindo as filas, agilizando todos os processos e assegurando uma melhor experiência ao consumidor.

2. Aumento do ticket médio

Segundo Steve Easterbrook, CEO do McDonald’s, as visitas às unidades que contam com o serviço de autoatendimento cresceram e foi registrado um aumento do valor gasto em cada compra (ou seja: o ticket médio). Afinal, o cliente tem acesso a todo o cardápio do seu estabelecimento, passando o olho por mais produtos e, como consequência, comprando um volume maior.

3. Melhor desempenho da sua equipe

Administrar os recursos humanos do seu estabelecimento não é uma tarefa fácil, mas existe a opção de otimizá-la com o serviço de autoatendimento. Dessa forma, é possível economizar significativamente com a contratação de pessoal e, ao mesmo tempo, investir os recursos em profissionais mais qualificados, assegurando uma melhor experiência ao público.

4. Redução de erros

Ao oferecer o serviço de autoatendimento para seus clientes, você também garante uma redução de erros nos pedidos. Por mais que uma comanda eletrônica seja uma excelente opção e otimize esse processo, por exemplo, o garçom pode digitar algo errado. Já quando o cliente realiza o seu próprio pedido, a tendência é que o número de erros seja consideravelmente reduzido.

5. Inovação

O mercado está cada vez mais concorrido, por isso é preciso encontrar maneiras de se diferenciar dos demais estabelecimentos de alimentação. Preço e qualidade são, sem dúvidas, duas alternativas muito interessantes, porém podem ser ainda mais eficientes ao contarem com o auxílio da inovação. Novas soluções e tecnologias ajudam a proporcionar experiências únicas.

Como vimos, o autoatendimento em restaurante é uma excelente alternativa para oferecer experiências únicas e satisfatórias a seus consumidores. Além disso, é possível registrar melhorias nas mais diversas áreas do seu estabelecimento — seja para otimizar o trabalho de gestão, seja para aumentar a eficiência de suas ações de fidelização dos clientes.

Agora que você já sabe qual é o impacto de oferecer um serviço de autoatendimento em restaurante e os benefícios proporcionados ao seu negócio, que tal descobrir como podemos ajudá-lo a investir nesse recurso? É simples: entre em contato conosco, conheça as nossas soluções e crie mais um diferencial para o seu estabelecimento se destacar da concorrência!

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